
Esse foi um dos momentos mais importantes da minha maternidade atípica. Foi realmente um divisor de águas!
Era 2019 e eu não aguentava mais ter que justificar o comportamentos do Hugo com as desculpas...
”Ah é porque ele está com sono"
“porque ele é muito independente”
"Tá brincando por isso não olha”
“O pai dele também falou tarde”
A cobrança com a mãe é imensa e o peso disso também. As pessoas ao invés de acolher julgam, perguntam o tempo todo! Me sentia muito insegura para sair de casa. Estava sempre triste…
Nessa época, fomos em uma festa e tinha um pote com jujubas. Ele tirava do pote e enfileirava. Colocava no pote, jogava e repetia tudo. Pra mim, aquele comportamento era bem comum mas as pessoas não paravam de comentar.
Eu seguia calada, parecia que levava o segredo mais secreto do mundo! O diagnóstico não era público, mas eu estava cansada!
Mas tinha medo…Pensava que contando sobre o TEA poderia criar um “rótulo” no Hugo, gerar preconceito ou pena. Pensei que seríamos excluídos sabe? (Naquela época, isso era importante pra mim)
Um dia decidi mudar: Meu filho não devia ser segredo, deveria ser acolhido e amado por todos! Escrevi um texto e contei a todos por um post no Instagram. Pá Pum!! Contei tudo!
Como mãe, essa foi a MELHOR DECISÃO QUE TOMEI! Tirei um peso das minhas costas. A responsabilidade de manter um “segredo” e cheia de medo. Acabava que eu não permitia meu filho ser quem ele é!
Ajudou também na aceitação do próprio autismo no meu coração. Eu me tornei outra pessoa: mais forte para lutar pelo meu menino!
Caso ainda não tenha contato para alguém, pense a respeito.
Se liberte do olhar do outro!
VOCÊ NÃO É ERRADA, NÃO É SUA CULPA, VOCÊ É UMA MÃE INCRÍVEL! SEU FILHO NÃO É UM PROBLEMA!
Pode parecer assustador mas te garanto que será a sua melhor decisão 🥰
FORÇA AMIGA! Só acabamos com o preconceito levando INFORMACÃO!
Agora me conta, você já contou sobre o autismo pra alguém?
Comments